segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Democracia Digital

  Nos dias atuais, muitas pessoas imaginam que não podem ser agentes de uma nova história. Estariam esquecendo dos movimentos democráticos como a campanha das "Diretas Já" e do movimento de impeachment com o "Fora Collor"? Mas também com tanta sensação de impunidade e com tantos escândalos nacionais nas últimas décadas...
  Porém é necessário que não deixemos ser manipulados pela vontade dos governantes. Estes, por sua vez, não querem que os jovens adquiram criticidade. Chega do mito de que política é coisa dos outros. Podemos mudar, precisamos mudar. Querem que o país seja apenas o país do futebol, país do Carnaval e outros ufanismos mais. A própria mídia sensacionalista nos impõe essa política do "Pão e Circo", prática da Roma Antiga que perdura até hoje! Lembro aqui umas palavras que ouvi na canção de Zé Ramalho : "Pode ser o país do futebol, mas com certeza não é o meu país.// Tô vendo tudo, tô vendo tudo/ Mas fico calado, faz de conta que sou mudo".
  Querem inspiração? Acompanhem os movimentos democráticos no Oriente Médio e na "África Islâmica". Vejam o povo indo às ruas mobilizando-se contra os governos autoritários e com ajuda das redes sociais (Principalmente o Twitter e o Facebook). Vejam, também, o povo na Europa, tanto em Repúblicas como em Monarquias Parlamentares! Ouçam a voz que ecoa nas avenidas e praças das grandes democracias.
  Percebam como as coisas ocorrem no Brasil: o projeto "Ficha Limpa" foi iniciativa popular, porém não ainda não vigorou. Juntando-se então a mais uma das iniciativas populares frustrantes. Vários prefeitos, principalmente interioranos, resolvem fazer alguma coisa só nas vésperas das eleições e apenas.
  Concluo lembrando a letra da canção de Legião Urbana: " Nas favelas, no Senado/ Sujeira pra todo lado/ Ninguem respeita a constituição/ Mas todos acreditam no futuro da nação// Que país é esse?..."
  Escrito por : Pedro de Oliveira Alves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA SOBRE: O QUE SÃO OS JOVENS DE HOJE?

o que você tem a ver com a corrupção?!?