segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Relatório do lançamento do grupo NPL

  Na manhã do dia 27 de agosto de 2011, foi lançado o movimento NPL(Nova Política Limoeirense) no NIT(Núcleo de Informação Tecnológica) com a presença de 25 pessoas. A mesa foi composta por: Mons. João Olímpio Castello Branco, Elizeu da Silva Xavier, Pedro de Oliveira Alves, Cícero dos Reis Gomes, Washington Moura Lopes, Iolanda Freitas de Castro e Dr. Maury de Oliveira Freitas.
  O lançamento iniciou-se com o hino de Limoeiro do Norte seguido por uma dinâmica do professor Cícero. Cícero Reis continuou sua fala fazendo um link da história da democracia no Brasil. Comparou a ditadura de Kadafi na Líbia com a trajetória política de José Sarney. Ainda citou as manifestações democráticas como a campanha das "Diretas Já" e o movimento de Impeachment do ex-presidente Collor de Melo.
  Em seguida, Pedro Oliveira falou sobre a origem da NPl, seus objetivos e sua importância no papel democrático.Explicou o apartidarismo e a necessidade da transparência e da fiscalização. Leu o Texto Manifesto e concluiu abordando a necessidade da mudança na mentalidade dos cidadãos brasileiros, questionando as pessoas que ficam de braços cruzados diante da inércia dos políticos.
  Elizeu Silva comentou sobre a importância de consolidarmos uma Associação Jurídica. Apresentou pontos práticos que deverão ser elaborados por essa associação. Lembrou a importância da juventude no processo de debate em busca de um novo Limoeiro, uma cidade unida e que deve entrar em um crescimento progressivo e acentuado.
  Monsenhor João Olímpio relacionou a importância da juventude nos processos democráticos com os documentos da Igreja e a opinião dos Bispos da América Latina acerca desse assunto. Para ele "o futuro do mundo velho está presente no presente do mundo jovem". 
  Representando a greve dos trabalhadores da educação, o professor Washington Lopes explicou a importância das mobilizações no estado do ceará, em especial Limoeiro do Norte. Após o breve histórico, lembrou que essa greve foi a maior já vista no Ceará. Lembrou a necessidade de mantermos um diálogo franco com a sociedade limoeirense. Sugeriu, ainda, que as pessoas não deviam temer a política partidária.
  Com experiência em associações como S.O.S Jaguaribe e Pão de Santo Antônio, a professora Iolanda Castro elogiou a iniciativa do movimento, declarando seu apoio. Sugeriu que fosse levado ao conhecimento da população, o Código de Postura do Município que visa o bem comum, mas que muitos não tem acesso.
  O ex-vereador Dr. Maury Freitas também manifestou a importância da NPL. Disse que não deveria envolver questão partidária. Lembrou a "faxina" que a presidente Dilma faz nos ministérios, ressaltando a importância de que a população esteja a par do que acontece ou deixa de acontecer. Ele sugeriu que a primeira coisa a ser feita fosse "Organizar a cidade: Tirar bares das praças, pois estes são sugestivos à prostituição e até drogas. Além de tirar a bagunça das calçadas." É necessária ordem a um município que deseja crescer de verdade!
  Na palavra facultativa, o advogado Igor Costa lembrou que nossa democracia está em formação. "É uma democracia de 23 anos."Além disso os Tribunais de transparência, TCU e TCM, são conquistas. Porém ainda há muito a ser feito. 
  Encerrando a reunião, Micheline Faheina Saraiva sugeriu conhecermos mais sobre a Justiça Eleitoral para assim fazer questionamentos adequados às instituições, ficando atentos e fiscalizando órgãos limoeirenses, incluindo os jurídicos.
  Eu, Pedro de Oliveira, escrevo esse relatório para que todos os membros fiquem cientes dos acontecimentos da NPL.
  Publica-se, Limoeiro do Norte, dia 29 de Agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA SOBRE: O QUE SÃO OS JOVENS DE HOJE?

o que você tem a ver com a corrupção?!?